quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NOVEMBRO AZUL - A prevenção é o principal meio de combate!

A exemplo do que aconteceu em outubro que foi marcado como o mês de combate ao câncer de mama, com o 'Outubro Rosa', o Instituto Lado a Lado, em parceira com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Fundação José Silveira e o EcoD, lança o movimento Novembro Azul, que pretende mudar hábitos e quebrar paradigmas entre a população masculina, como o medo que os homens com mais de 45 anos têm de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque.

A expectativa é de que as ativiades desenvolvidas ajudem a aumentar, por exemplo, o índice de exames de toque retal que ainda é considerado baixo. Segundo especialistas, a visita ao médico é fundamental para que a prevenção do câncer de próstata aconteça. Com o diagóstico precoce da doença, as chances de cura do paciente aumentam bastante.

"As pessoas não têm que se preocupar só com o câncer, mas também com as doenças prostátata, que vêm antes. Os homens devem fazer prevenções porque o câncer de próstata é silencioso, não tem sintomas. Se o paciente tiver casos de câncer na família, o ideal é que aos 45 anos faça a sua prevenção", alertou o Drº José Neto, urologista.

Em 2012, o movimento conseguiu alcançar 200 mil brasileiros. Nas ações presenciais, os locais escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento.

Fontes: 
http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/11/novembro-azul-alerta-para-prevencao-ao-cancer-de-prostata.html
http://envolverde.com.br/saude/campanha-novembro-azul-conscientiza-populacao-cancer-prostata/

Fonte: http://www.ressoar.org.br/images/noticia_novembro_azul_2013_580x300.jpg

Por favor, nos dê sua opinião sobre este assunto ou nos conte alguma experiência pessoal relacionada à saúde e fé nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário